Dicas Certificado Rádio Telefonista


Este é o primeiro passo para se tornar  operador de rádio, mas antes gostaria de dizer que quando fazemos algo que gostamos tudo se torna agradável . Digo isso porque  é um trabalho estressante e não fácil ficar em regime de confinamento em uma sala por 12 horas. Com uma carga de informações que contém muita responsabilidade, mas não se assuste todo trabalho tem seu lado bom e ruim.


Para apresentar muitos já ouviram falar da ANATEL ( Agencia Nacional de telecomunicações), vou deixar aqui alguns links, que traz as informações como fazer a prova e locais para emissão o certificado de operador-radiotelefonista. Este certificado tem categoria Restrita e categoria Geral.

ANATEL

Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Anatel, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, horários de atendimento e legislação do órgão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é uma autarquia especial criada pela Lei Geral de Telecomunicações (LGT) - Lei 9.472, de 16 de julho de 1997, administrativamente independente, financeiramente autônoma e sem subordinação hierárquica a nenhum órgão de governo.
Missão

A missão da Anatel é promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infra-estrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional.
Poderes

A Agência herdou, do Ministério das Comunicações, os poderes de outorga, regulamentação e fiscalização, além de um grande acervo técnico e patrimonial. Compete à Anatel adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento das telecomunicações brasileiras, atuando com independência, imparcialidade, legalidade, impessoalidade e publicidade. Suas decisões só podem ser contestadas judicialmente.



Manuais de questões

Noções de legislação de radiocomunicações
Manual de questões - Legislação - Radiotelefonista e Radiotelegrafista, de 15/12/2006 (PDF, 80,3 KB).

Operação radiotelefônica
Manual de questões - Operação radiotelefônica - Radiotelefonista e Radiotelegrafista, de 15/12/2006 (PDF, 57,7 KB).

Conhecimentos técnicos I
Manual de questões - Conhecimento técnico - Radiotelefonista e Radiotelegrafista, de 15/12/2006 (PDF, 55,9 KB).

Legislação

Instrução N.º 08/84-Dentel, publicada no DOU de 17/12/1984
Instrução Nº 08/84-Dentel,publicada no DOU de 17/12/1984
Estabelece condições e procedimentos para obtenção de certificados de radiotelegrafista e radiotelefonista com habilitação para operar estação de serviço móvel marítimo e móvel aeronáutico.

Instrução Interna N.º 04/87-Dentel, de 27 de abril de 1987

Estabelece critérios para expedição de Certificado de Operador de Radiotelegrafia ou Radiotelefonia para estrangeiros admitidos no País com visto permanente.

Formulário 
Requerimento para expedição de Certificado
Requerimento para Expedição de Certificado de Operador Radiotelefonista ou Radiotelegrafista, de 28/12/2000 (PDF, 32,6 KB).

Nenhum comentário: